Arquiteto Black Friday

Serviço

Piscinas contribuem para a valorização do imóvel

Piscinas contribuem para a valorização do imóvel IdeiaD Arquiteto

Apreciada não somente nos períodos mais quentes do ano, a piscina é muito mais do que um simples item para o lazer: é também uma grande aliada da decoração, agregando valor ao imóvel na hora da venda. Por isso, os modelos mais modernos e trabalhados com uma boa iluminação e paisagismo tem se tornado populares entre o público que quer unir diversão e beleza em um só lugar.

Para o corretor de imóveis Guilherme Neilly, especializado em casas de alto padrão, a piscina influencia bastante na hora da compra. "O cliente pode deixar de escolher um imóvel por não ter piscina e até mesmo quando o tamanho não é o que ele deseja. O item se tornou um acessório básico em um imóvel de porte médio para alto", explica. Segundo ele, um imóvel desse padrão que não tenha uma piscina pode sofrer com a desvalorização no mercado.


 

Portanto, o ideal é pensar na instalação da piscina desde o início da obra. "É preciso se organizar porque piscina não é um investimento pequeno. Obviamente que depende da grandeza da obra e da piscina, mas é importante estar bem planejado e saber se vai caber no seu bolso e se não vai ter que sacrificar parte da obra principal", orienta o arquiteto Junior Petrolini. Além disso, planejar a piscina com antecedência evita problemas maiores no processo de instalação, pois garante que todo o encanamento, alimentação e aquecimento sejam garantidos, sem precisar interferir em outros pontos da estrutura do imóvel. Segundo o arquiteto, deixar a piscina apenas prevista pode ser um erro, uma vez que a obra não é tão simples quanto parece. Em casos extremos, em que é necessário deixar a instalação para depois, ao menos a infraestrutura hidráulica deve estar pronta.

Considerar os materiais a serem utilizados também faz toda a diferença no resultado do espaço. O mais importante é que o modelo escolhido reflita as necessidades do cliente e dialogue com o restante do projeto. "Cada material possui sua particularidade e todos possuem versões atualizadas bem contemporâneas. As piscinas de fibra de vidro, por exemplo, permitem rápida instalação a custo reduzido, mas oferecem menos opções de dimensões, formatos e cores. Já as de alvenaria permitem versatilidade, mais fácil personalização e mais possibilidades em tipos e qualidades de acabamentos", acrescenta a arquiteta Luana Ulliam.

Pensar na composição do espaço como um todo é outro ponto que merece atenção, uma vez que o ambiente onde a piscina está instalada enriquece o local. "Remete a um ar de natureza, o que ajuda no descanso e na qualidade de vida. Ajuda a desfazer a vista de alvenaria, com tijolos e concretos, deixando a vista ainda mais agradável", diz Salvione, corretor da Salvione Imóveis.

Por isso, apostar na iluminação e na área verde do ambiente faz toda a diferença. "O que dá vida é o paisagismo e o que valoriza o imóvel é a iluminação, então, sem dúvidas, ao instalar uma piscina, tem que pensar na iluminação dela", diz Petrolini. O arquiteto ainda aconselha que é preciso tomar certo cuidado com as plantas a serem colocadas na área, evitando aquelas que caiam folhas com frequência, pois isso geraria uma maior demanda de manutenção e limpeza.

(Colaborou Larissa Senigali)

Fonte Diário da Região: https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/10/secoes/classificados/imoveis/1168899-piscinas-contribuem-para-a-valorizacao-do-imovel.html

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp