Arquiteto Black Friday

Serviço

Iluminação adequada valoriza os ambientes do imóvel

Iluminação adequada valoriza os ambientes do imóvel IdeiaD Arquiteto

Projetar uma boa iluminação para um imóvel não é um simples capricho. Pelo contrário, faz toda a diferença na composição do ambiente. Capazes de provocar diferentes efeitos e sensações, as luzes são indispensáveis para dar um toque a mais na decoração, além de tornar as tarefas diárias mais práticas e saudáveis.

Enquanto a falta de iluminação pode causar incômodos, o excesso de luz provoca cansaço e exaustão. Por isso, realizar um projeto luminotécnico tem como finalidade adequar as luzes do imóvel de acordo com a forma como cada cômodo será utilizado, proporcionando assim uma estadia muito mais aconchegante. Além disso, esse projeto é capaz de criar diferentes cenas para atender as múltiplas necessidades de cada espaço, tudo utilizando apenas as lâmpadas certas, posicionadas nos locais adequados.

"A iluminação é muito importante porque você pode até estragar um ambiente ou, por exemplo, esfriar um espaço que teoricamente deveria ser aconchegante. Imagine colocar um monte de luz fria em uma sala de cinema ou em seu quarto. Você está ali, deitado, assistindo TV, e no teto há uma luz forte que fica incomodando seu rosto. Então, é fundamental que tudo esteja alinhado com o mobiliário e com a finalidade de cada ambiente", explica o arquiteto Junior Petrolini.

 

 

Segundo o profissional, ainda é possível deparar com alguns erros comuns na iluminação, como luminárias de luz direta em locais inadequados, como na parte superior da televisão. Outro erro é utilizar lâmpadas gerais posicionadas em pontos que fazem sombras, dificultado a realização de atividades diárias, como cozinhar ou lavar a louça.

Além de terem impacto direto no dia a dia dos moradores, essas questões também fazem diferença na hora de vender o imóvel. Segundo o corretor Thiago Puggia, da Allegro Negócios Imobiliários, a iluminação adequada pode contribuir para valorizar a casa ou apartamento. "Os clientes costumam observar as iluminações, até porque hoje isso é um diferencial. A princípio, eles vão mais pela estética, mas também se preocupam, se atentam e observam", explica.

 

Efeitos de iluminação

Saber posicionar os pontos de luz adequadamente é fundamental para garantir a boa iluminação de um ambiente, pois assim é possível criar cenas e efeitos diferentes, como destacar peças de decoração, pontos específicos da casa e até criar múltiplas sensações para um mesmo espaço.

Dessa forma, o morador tem um local que pode acabar servindo para o preparo de uma refeição, por exemplo, e, logo depois, para um momento aconchegante de lazer com os amigos, sem que as pessoas presentes fiquem cansadas da luz do local.

 

 

A temperatura de cada lâmpada

Além da posição das luzes, é importante saber a quantidade ideal de Kelvins que cada uma possui. Essa unidade de medida é o que define a temperatura da cor lâmpada, o que faz toda a diferença na sensação visual e térmica do espaço. "Por meio do jogo de luz, trabalhando só com relação ao Kelvin, consigo criar cenas diferentes", explica Petrolini.

 

A quantidade de Kelvins pode variar e cada nível atenderá a diferentes finalidades e situações. Segundo o arquiteto, quanto maior o número de Kelvins, mais branca e fria será a lâmpada e, quanto menor for esse número, mais amarelada e quente ela será.

 

Outro ponto importante quando se trata de Kelvin é saber mesclar seus extremos. Para isso, uma dica que o arquiteto dá é, sempre que possível, mesclar as duas temperaturas. "O legal é criar essa composição, esse equilíbrio e que elas acendam de maneira independente, porque assim você consegue ter essa liberdade de escolher qual cena você quer", finaliza.

 

(Colaborou Larissa Senigali)
FONTE:Site Diário da Região
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/04/secoes/classificados/imoveis/1147931-iluminacao-adequada-valoriza-os-ambientes-do-imovel.html

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp