Arquiteto Black Friday

Serviço

Como transformar a sacada em uma varanda gourmet

Como transformar a sacada em uma varanda gourmet IdeiaD Arquiteto

Quem mora em apartamento sabe bem que um espaço a mais para receber os amigos e a família deve ser aproveitado da melhor forma possível. Pensando nisso, apostar em modelos de varanda gourmet – uma espécie de cozinha mais despojada e própria para momentos de lazer – utilizando o espaço da sacada pode ser uma boa alternativa para otimizar esses momentos sem passar aperto dentro do imóvel.

O espaço vago da sacada, que a primeira vista parece não ser tão aproveitável, com alguns recursos e móveis adequados pode dar vida a essa área gourmet, se tornando um ambiente mais agradável para convivência e que não exige reformas grandes para tê-lo em seu apartamento. "Nos últimos anos, têm sido uma tendência em Rio Preto os novos empreendimentos possuírem varandas gourmet. Tornou-se um diferencial, pois, além de agregar maior espaço ao apartamento, criou-se um excelente espaço para o lazer em família e amigos, o que antes somente era possível em casas", afirma o corretor Marcelo Eleuterio, proprietário da Select Imóveis.


 

Para isso, são três os elementos básicos necessários para montar uma varanda gourmet: uma pia com pontos de água e esgoto, uma geladeira e um fogão. Tudo isso somado a uma área de alimentação, a fim de não ser apenas um espaço para o preparo de comida, mas também para aproveitar as refeições. Assim, mesmo em apartamentos compactos, é possível adotar esse modelo de cozinha despojada na sacada, sendo preciso apenas adequar o que o proprietário deseja com o espaço que tem disponível.

Segundo o arquiteto Junior Petrolini, uma boa dica para facilitar essa adaptação do espaço é aderir ao cooktop por indução, uma espécie de fogão elétrico que não produz chamas, evitando assim a necessidade de levar um ponto de gás para o local e aproveitando ainda melhor a área útil. Quanto a instalar uma churrasqueira no espaço, o arquiteto afirma não ser aconselhável, a não ser que haja todo o suporte necessário para isso. "Minha dica é que a churrasqueira seja a gás, mas desde que já esteja previsto na infraestrutura do prédio, porque o morador deverá ter um duto de sucção, como se fosse uma chaminé, e outras situações já previamente definidas no edifício", explica.

Os outros itens do espaço, por sua vez, deverão ser pensados e escolhidos de acordo com o que o proprietário almeja para o local, como a quantidade de convidados que pretende receber e o tipo de decoração que prefere. Por isso, na hora de escolher o modelo da mesa, cadeiras, cores e outros adereços da varanda, o mais recomendado é contar com a ajuda de um profissional. "Cada sacada será de um jeito e é preciso entender o que se quer. Às vezes, é melhor colocar uma bancada ou você pode usar a própria parede para fazer um banco encostado e colocar uma mesa na frente. Existem recursos para aproveitar melhor esse espaço", diz Petrolini.

Além disso, é necessário pensar em questões como a iluminação e a climatização do ambiente. Por ser um local bastante aberto, há chances da sacada ter uma grande exposição ao sol, o que pode comprometer a estadia na área em determinadas horas do dia. Segundo o arquiteto, é necessário analisar a viabilidade de fechar o espaço com vidro e apostar no ar condicionado para climatizar o ambiente, tornando-o ainda mais agradável e confortável para quem o frequenta.

(Colaborou Larissa Senigali)


Matéria Site Diário da Região - https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/06/secoes/classificados/imoveis/1155331-como-transformar-a-sacada-em-uma-varanda-gourmet.html

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp