Arquiteto Black Friday

Serviço

Saiba o que é preciso para realizar uma boa reforma em casa

Saiba o que é preciso para realizar uma boa reforma em casa IdeiaD Arquiteto

Para que uma casa transmita a sensação de lar para os moradores, nada melhor do que ela ser confortável e atender às suas necessidades. Algo que nem sempre acontece, afinal, quando compramos um imóvel já pronto, dificilmente ele vem exatamente do jeito que desejamos.

 

Sem falar de outros fatores que também podem nos motivar a querer a mudança de algo em nossa residência, o que pode ocorrer devido ao aumento da família, intenção de dar uma nova cara para o ambiente ou até mesmo pela ocorrência de algum defeito que, com o tempo, veio a surgir.

 

E por ser algo tão importante quanto a nossa casa, realizar esse tipo de obra exige o máximo de cuidado para que tudo saia conforme o esperado e traga resultados totalmente satisfatórios. Portanto, antes de dar início ao seu processo de reforma, fique atento a alguns pontos.

 

É preciso saber se aquilo que você está pensando em fazer é realmente a melhor opção. Muitas vezes queremos fazer mudanças na estrutura da casa que acabam não sendo viáveis ou que poderão comprometer outras partes do imóvel. Por isso, é importante, antes de tudo, saber se o que você deseja fazer é possível e vantajoso.

 

Tenha certeza de que seus planos cabem no seu bolso. Obras, principalmente reformas, são cheias de surpresas pelo caminho e podem sair mais caras do que você imaginava. Saber exatamente todas as alterações que serão feitas auxilia a definir um orçamento, mas é sempre bom ter uma poupança maior do que você pretende gastar com a obra.

 

Certifique-se de que as alterações que você deseja realizar estão dentro da legislação. É comum as pessoas terem a intenção de aumentar a área de suas casas e acabam invadindo espaços impróprios definidos pela lei. Portanto, antes de realizar esse aumento de espaço, saiba se é permitido e quais são as regras de impermeabilidade do terreno.

 

Saiba o que é preciso para realizar uma boa reforma em casa

 

Além disso, ter total apoio profissional é indispensável para o bem de uma obra. “O primeiro passo pra ter uma reforma bem sucedida é consultar um profissional, se quiser até mais do que um, e fazer um projeto. Jamais comece uma obra, reforma, qualquer coisa, sem o projeto na mão; um projeto que possa entregar para o construtor, mestre de obra e ele executar aquilo que está no papel, porque se ficar mudando muito de ideia no decorrer do trabalho vai encarecer a obra e isso nunca terá resultado satisfatório”, explica o arquiteto Junior Petrolini.

 

Para esse caso, é essencial que você procure um arquiteto para que ele decida quais são os melhores caminhos a serem tomados em sua reforma. Este profissional é o grande responsável por entender todo o contexto do imóvel: quem irá morar ali, como é o dia a dia dessa família, quantas pessoas são e se tem criança e idoso, entre outros pontos. A partir daí ele irá projetar o melhor plano para a residência, aplicando todas as técnicas necessárias para obter o resultado desejado pelo cliente.

 

Um dos grandes motivos de arrependimentos após uma reforma é causado pela falta de apoio de um arquiteto na obra que, segundo Petrolini, é uma escolha de muitos. “Muitas vezes as pessoas fazem por conta própria e se arrependem, e aí chamam a gente pra tentar resolver. As pessoas às vezes deixam muito num campo superficial o trabalho do arquiteto e é muito além disso, principalmente funcionalidade. Essa questão do imóvel em relação ao sol é muito importante, o conforto ambiental. E a estética é apenas mais um desses pilares da arquitetura que eu diria que é algo que está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas”, conta.

 

Depois de decidir com um arquiteto de sua confiança todo o projeto que será realizado em seu lar, outra questão a ser definida são os outros profissionais envolvidos e que também possuem total importância para o bom andamento da sua reforma. Mestres de obras, pedreiros e pintores são fundamentais nesse processo. Portanto, antes de contratar esses serviços, é crucial que você analise a qualidade da mão de obra, buscando referências e o histórico dessas pessoas. Procure sempre pegar indicações das últimas três obras do profissional, a fim de saber se elas foram bem sucedidas em seu processo e se obtiveram bons resultados. Mão de obra não qualificada pode ser extremamente prejudicial para o seu imóvel e optar pelo mais barato nem sempre é a melhor escolha.

 

Valores

 

Em caso de reformas, a questão de valores é um pouco diferente de quando a obra é iniciada do zero. Nesses casos, antes de ser estabelecido um valor para cada serviço que será realizado, primeiro deve ser feita uma avaliação da situação em que se encontra o imóvel e quais reformas serão feitas, levando em consideração também quais técnicas serão utilizadas e quanto tempo esse trabalho irá demorar.

 

Ao contratar um arquiteto para projetar a sua reforma, primeiro deverá ser realizada uma análise de toda a residência para que assim seja estabelecido o valor do projeto. “A gente precisa entender como está o imóvel porque não é um terreno limpo, eu estou partindo de uma situação pré-existente e que eu tenho que avaliar o que será feito, qual a necessidade que aquele imóvel está impondo e quais são as intenções do cliente”, afirma Petrolini.

 

E com os serviços de obra e pintura não é diferente: depois de decidir com o arquiteto quais pontos serão mudados e qual mão de obra será necessária, o pedreiro irá estabelecer o valor de seu serviço dependendo do quão trabalhoso a obra será.

 

Pintores também costumam basear o seu valor por metro quadrado, além de analisar a situação das paredes da casa antes de começar a pintura. Em caso de serviço por empreita, é analisado o serviço que será feito e o tempo que será gasto. Além disso, também existe a opção de cobrar por dias trabalhados, o que hoje em dia está em torno de R$ 150 a R$ 180.

 

Reformar o seu lar não é brincadeira, exige muito atenção e às vezes até mais dinheiro do que você imagina. Mas, se realizada de forma correta e acompanhada dos melhores profissionais possíveis, certamente o resultado que você procura será alcançado com muito sucesso e satisfação.

 

Texto originalmente publicado na coluna Imóveis, no site do Diário da Região.

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp