Arquiteto Black Friday

Serviço

Design de interiores: o que faz?

Design de interiores: o que faz? IdeiaD Arquiteto

Todo ambiente pode ser melhorado. Espaços bem aproveitados, onde móveis e artigos de decoração são escolhidos de maneira correta e distribuídos de forma harmônica são mais bonitos e funcionais.

 

Quando essa decoração leva em consideração, ainda, a iluminação e ventilação do ambiente, além de belos, os espaços se tornam harmônicos. Causam uma sensação de conforto que, muitas vezes, não pode ser justificada. Não é por ter um sofá, nem por causa de um quadro, é uma sensação que vem da combinação correta de elementos.

 

Causar essa sensação de harmonia, praticidade e conforto é o principal objetivo do design de interiores. A intenção é sempre fazer com que o espaço seja cada vez melhor.

 

O que faz o designer de interiores?

 

O designer de interiores é o profissional responsável por planejar e projetar as mudanças que o espaço exige. O designer distribui os elementos considerando estética, conforto, saúde e segurança dos usuários.

 

Os espaços que o design de interiores pode melhorar são variados. Podem ser espaços comerciais, residenciais ou institucionais. O importante é que os elementos colocados permitam melhorar o ambiente.

 

Assim, o designer de interiores deve considerar revestimento do piso, cores das paredes, objetos de decoração, móveis e aparelhos que serão colocados no ambiente. Claro, não basta que esses elementos caibam no espaço e combinem entre si, eles devem agradar as pessoas que o frequentam, principalmente em residências.

 

O trabalho desse profissional está sempre associado ao trabalho do arquiteto e engenheiro, uma vez que elementos estruturais interferem no projeto de design interior.

 

Design de interiores não é decoração

 

Design de interior e decoração são coisas diferentes. A decoração é sim parte do design, mas o segundo é mais amplo e abrangente, incorporando elementos da arquitetura e do paisagismo para que a harmonia alcançada em um ambiente interno seja maior.

 

O designer deve considerar elementos de arquitetura que não são levados em consideração pelo decorador, como acústica, iluminação, ergonomia, temperatura e outras dinâmicas envolvidas no ambiente.

 

Além disso, o designer ainda considera a localização do espaço, as dinâmicas culturais que o afetam e os contextos legais e sociais para seu uso. Principalmente quando falamos de estabelecimentos comerciais e institucionais, principalmente públicos.

 

O designer deve saber aliar as necessidades e os desejos dos clientes aos direcionamentos que o espaço e sua experiência parecem ditar.

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp