Arquiteto Black Friday

Serviço

O que é paisagismo?

O que é paisagismo? IdeiaD Arquiteto

O acelerado crescimento urbano causa um processo desordenado de construção. A primeira coisa que é afetada é a paisagem natural: áreas verdes são eliminadas e cada vez mais substituídas por concreto.

 

Recompor os espaços e organizar a paisagem é uma forma de melhorar o aspecto visual e as condições de uso de uma área. Ela se torna mais bonita, mais atrativa e agradável para que seja aproveitada pelas pessoas.

 

Essa é a função principal do paisagismo: tornar os ambientes mais belos e práticos para as pessoas utilizarem, recuperando os espaços.

 

Paisagismo: o que é?

 

Em termos teóricos o paisagismo é uma técnica voltada para o projeto, planejamento, gestão e preservação de áreas livres privadas e públicas, sejam elas no ambiente urbano ou não.

 

É uma área relacionada com a da arquitetura e do urbanismo que se foca na organização da paisagem em harmonia com seu entorno.

 

Na prática, o paisagista planeja as áreas verdes, garantindo a preservação da área verde e do solo, deixando a área trabalhada mais bonita e funcional.

 

Também conhecido como arquitetura da paisagem, o paisagismo leva em conta 4 características principais na harmonização dos espaços:

 

  • Geográficas
  • Hidrográficas
  • Bióticas
  • Humanas

 

Considerar essas características permite ao paisagista garantir que seus projetos sejam harmônicos e equilibrados, levando em consideração o ambiente urbano, o espaço a ser modificado e a circulação de pessoas por ele.

 

Sustentabilidade é outro elemento importante para o paisagismo, principalmente pela proposta de ser o menos invasivo possível à natureza. O objetivo central é tornar as áreas mais bonitas e funcionais utilizando a beleza natural como um complemento das construções existentes.

 

Como se aplica nos ambientes?

 

Muitas pessoas ainda pensam que o paisagismo, só pode ser aplicado a praças e jardins. No entanto, mesmo realizando projetos que trazem a beleza como resultado, o paisagismo não tem como base apenas a estética.

 

A verdade é que ele pode ser aplicado a qualquer área, mas exige cuidado e conhecimentos. Um projeto de paisagismo deve considerar os costumes e hábitos das pessoas que utilizam aquele espaço, combinando conhecimentos de botânica, arquitetura e ecologia para oferecer maior harmonia.

 

Em espaços de escritório, por exemplo, o paisagismo pode ajudar na criação de um jardim de inverno, oferecendo uma área verde que torne o ambiente mais alegre e menos estressante. Nas casas, os jardins devem ser mais bonitos, devem ser funcionais e considerar a possibilidade de animais e crianças fazendo uso do espaço. Em grandes cidades, praças e áreas verdes, mais do que contribuir com a beleza da região, são uma forma de oferecer sombra, refrescando o ambiente.

 

O paisagismo, assim, é uma área que exige sensibilidade. A escolha da cor das flores, disposição das árvores, tipo de plantas e presença de pedras, caminhos, bancos e lagos depende de atenção.

 

Um paisagismo mal feito acaba, ao invés de melhorar o ambiente, tornando-o ainda mais bagunçado.

IdeiaD Arquiteto Unidades
Arquiteto WhatsApp