Serviço

Pintura e Cores

Pintura e Cores IDEAID arquiteto

Qual a sua cor preferida? Azul, verde, amarelo, rosa? Saiba que, muito além das preferências, as cores podem desencadear vários sentimentos, e não é por acaso que existem estudos sobre seus efeitos. A cromoterapia, por exemplo, utiliza-se das cores para tratar diversos males. E de fato as cores tem essa capacidade de despertar sensações em nosso subconsciente. Segundo a psicologia junguiana, também amplamente conhecida como psicologia analítica, existem dois tipos de inconscientes: o pessoal e o coletivo. O pessoal leva em consideração nossas memórias mais esquecidas e aqueles pensamentos que deixamos lá no fundo, reprimidos. Enquanto isso, o coletivo é composto por uma herança tanto biológica quanto psicológica. É aqui que reside a explicação sobre como as cores nos fazem sentir. Tudo isso é resultado da fixação que certos hábitos sociais se estabelecem em nosso subconsciente. Falando nele, Jung certa vez disse que “as cores são a língua nativa do subconsciente”.

 

Sabendo disso, podemos estimular nossos sentidos escolhendo as cores mais adequadas aos nossos espaços.

 

 

Mas o que as cores representam?

 

Você já notou que muitos restaurantes optam por tons quentes como o amarelo e o vermelho? Isso não é por acaso, já que essas cores ajudam a aumentar o apetite e despertam a impulsividade, fazendo com que os clientes, sem que percebam, se sintam atingidos e consumam mais e rapidamente. O amarelo também representa a energia e é uma das que mais trazem boas vibrações, afinal, é a cor do sol, do dia! O laranja também segue a mesma tendência, ampliando as sensações de boa energia e entusiasmo, luxúria (porque não?), fogo, luminosidade e ao mesmo tempo acolhimento.

 

O azul, por sua vez, é uma das cores preferidas para quem deseja um ambiente que transmita tranqüilidade e paz, sendo um dos preferidos para a decoração de quartos. Em tons pastéis é também bastante utilizado em quartos de bebês. E isso pode ser alcançado escolhendo-se os tons mais adequados. Falando em paz, a cor imbatível é a branca, conhecida mundialmente como aquela que representa a pureza. Utilizada nas roupas de médicos, paredes de hospitais, vestes de réveillon e noivas, representam limpeza, renovação e harmonia. Sendo a junção de todas as cores, ampliam as sensações de calma e dignidade, e acaba sendo também uma das mais procuradas para as decorações de ambientes neutros.

 

Outros tons, como o marrom, denotam segurança e conforto, por lembrarem as tonalidades da terra. O verde é conhecido como a cor da esperança, transmitindo tranquilidade, refrescância, harmonia e equilíbrio, enquanto o vermelho está profundamente ligado à paixão e ao desejo. Como já foi dito acima, a cor estimula a impulsividade e pode ser usada e abusada em objetos decorativos e detalhes, mas sem grandes exageros, já que pode desencadear a impaciência.

 

É importante verificar o quanto nossas emoções e sentimentos podem ser estimulados. Na escolha das cores não podemos deixar de levar em conta qual nosso intuito, já que mesmo que nosso consciente não perceba, tais sinais não passarão desapercebidos por nosso subconsciente.
E aí? Qual a cor da sua parede?

 

 

Escolhendo a tinta: 

 

 

Escolher a tinta envolve muito mais do que apenas decidir a cor. O mercado oferece uma grande variedade de produtos (PVA, acrílico, esmalte sintético, epóxi, tinta para piso, etc.) e de acabamentos (fosco aveludado, fosco, acetinado, brilhante, etc.). É importante ter definido a finalidade do ambiente, ou seja, para qual fim aquela pintura deverá atender. Caso seja um ambiente em que haverá uso frequente de água, a indicação é uma tinta com acabamento brilhante, pois quanto mais brilho maior a quantidade de resina acrílica, portanto, maior será a resistência à água. Porém, se é um ambiente seco, interno, a indicação é para uma tinta com acabamento fosco, pois mostra menos imperfeiçoes das paredes. Se a superfície a ser pinta é de madeira ou ferro, a indicação é o uso de esmalte sintético ou esmalte a base de água, ou ainda verniz no caso exclusivo das madeiras. O melhor conselho é que procure sempre um profissional para receber a devida orientação.
 

IdeiaD Arquiteto Unidades
Entenda o Serviço

Quer ajuda do nosso arquiteto?

Preencha o formulário abaixo e escolha a undiade mais próxima de você que nosso arquiteto entrará em contato.

Outros serviços que você pode precisar

Arquitetura

Arquitetura

Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.

Design de Interiores

Design de Interiores

O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.). Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.

Iluminação

Iluminação

A iluminação solar, também conhecida como iluminação natural, sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (ciclos circadianos) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade. No entanto, há cerca de dois séculos, a presença da iluminação artificial substituiu as grandes janelas e espaços abertos, tendo como alternativa o uso de lâmpadas em tempo integral.

Paisagismo

Paisagismo

O Paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.

Decoração

Decoração

O termo decoração se refere por um lado ao processo e resultado de enfeitar um determinado lugar, como uma casa, um escritório, entre outros, por outro lado, se usa também para designar o conjunto de elementos que enfeitam um ambiente determinado e à disciplina que se encarrega de estudar a melhor forma para combinar estes elementos que mencionávamos.

Arquiteto WhatsApp