Serviço

Arquitetura

Arquitetura IDEAID arquiteto

Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. 

 

Classificada por alguns personagens históricos como a habilidade de transformar um pensamento em pedra, a arquitetura faz parte da vida do homem desde os tempos mais antigos.

 

Os primeiros arquitetos utilizavam as matérias-primas disponíveis na natureza, e que estavam a seu redor, para criar prédios, pontes e outras maravilhas históricas que conhecemos atualmente.

 

De suas investigações surgidas de métodos envolvendo a tentativa e erro, surgiram diversos estilos e técnicas construtivas, que se adequavam a diversos estilos e aos mais variados climas e relevos.

 

Originária do grego, a palavra arquitetura pode ser definida como a arte de projetar e construir edifícios e ambientes habitados pelos seres humanos. 

 

Mas sua definição vai muito além disso, como veremos a seguir.

 

 

Qual a definição de Arquitetura?

 

Capaz de se reinventar a cada instante, a arquitetura é vista, atualmente, como um conjunto de técnicas, princípios, normas e materiais utilizados para criar e dispor partes ou elementos de edifícios e outros espaços urbanos em geral.

 

Como intervenção, a arquitetura manipula o meio ambiente onde está inserida, para atender a determinada expectativa, como a melhor ocupação do solo, organizar os diferentes tipos de atividades humanas e transformar suas acomodações, dando-lhes uma melhor qualidade de vida.

 

 

Quem exerce a Arquitetura?

 

A arquitetura é exercida pelo arquiteto, profissional habilitado para criar projetos de edificações e outros espaços, e também a resolver todos os problemas envolvidos nessa tarefa.

 

É trabalho do arquiteto também compreender os fatores que se relacionam com isso, sua finalidade e as histórias e costumes de um povo, respeitando sempre eventuais imposições de seu meio e os hábitos da sociedade em que estiverem inseridos.
 

IdeiaD Arquiteto Unidades
Entenda o Serviço

Quer ajuda do nosso arquiteto?

Preencha o formulário abaixo e escolha a undiade mais próxima de você que nosso arquiteto entrará em contato.

Outros serviços que você pode precisar

Design de Interiores

Design de Interiores

O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.). Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.

Iluminação

Iluminação

A iluminação solar, também conhecida como iluminação natural, sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (ciclos circadianos) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade. No entanto, há cerca de dois séculos, a presença da iluminação artificial substituiu as grandes janelas e espaços abertos, tendo como alternativa o uso de lâmpadas em tempo integral.

Paisagismo

Paisagismo

O Paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.

Decoração

Decoração

O termo decoração se refere por um lado ao processo e resultado de enfeitar um determinado lugar, como uma casa, um escritório, entre outros, por outro lado, se usa também para designar o conjunto de elementos que enfeitam um ambiente determinado e à disciplina que se encarrega de estudar a melhor forma para combinar estes elementos que mencionávamos.

Pintura e Cores

Pintura e Cores

Qual a sua cor preferida? Azul, verde, amarelo, rosa? Saiba que, muito além das preferências, as cores podem desencadear vários sentimentos, e não é por acaso que existem estudos sobre seus efeitos. A cromoterapia, por exemplo, utiliza-se das cores para tratar diversos males.

Arquiteto WhatsApp